CONSUMARE celebra o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Ações

A CONSUMARE – Organização Internacional de Associações de Consumidores de Língua Portuguesa, relembra no 15 de Março a importância da criação e da consolidação da única organização comum nos países de língua oficial portuguesa de defesa dos direitos dos consumidores.

Em 2017 a CONSUMARE celebra três anos, com desafios e muitas oportunidades, enriquecendo o movimento associativo de defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores. No passado 16 de fevereiro foi aprovada a Lei de Defesa do Consumidor em São Tomé e Príncipe, abrindo novas formas de intervenção para os consumidores em torno da Associação Santomense, ASDECO. Congratulamo-nos com esta conquista.

Nesta semana, de 13 a 15, encontramo-nos a realizar ações de sensibilização e formação, nos diferentes países, em parceria com as Associações membro da CONSUMARE.

A excelência e audácia que procuramos em todos os projetos que desenvolvemos, reflete-se na proximidade com os nossos Associados, com quem temos vindo a capitalizar este sucesso, criando uma base sustentada de crescimento, quer nas competências formativas e de conteúdos e materiais desenvolvidos, ultrapassando barreiras geográficas, entre todos.

Como reflexo desta aspiração, participámos em importantes fóruns, e num espírito de partilha e demonstração de competências criamos e implementámos um Programa de Formação mensal E-Learning. Realizámos o 1º Relatório intitulado: A Defesa dos Consumidores, que faz a compilação da legislação, das realidades e necessidades de todos os países de Língua Portuguesa. Lançámos um canal de youtube para partilha de elementos formativos. No mês de abril iremos realizar ações de Segurança Rodoviária em Cabo Verde, nas ilhas de Santiago, São Vicente, Santo Antão e Sal.

Está em estudo um protocolo de colaboração alargado com o Conselho de Consumidores da Região Administrativa Especial de Macau a ser realizado durante 2017.

Estas são apenas algumas das iniciativas com as quais a CONSUMARE pretende marcar a sua presença internacional, demonstrando a vontade de aperfeiçoamento da participação democrática.

Saiba mais sobre nós aqui: www.consumare.org

A Direção