DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Material Formativo, Sessões informativas

dma-2016-imagem

dma-2016-2

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO  – 16 DE OUTUBRO DE 2016

“Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar, e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação”.

    1. Declaração Universal dos Direitos do Homem

 

CONSUMARE, reveja as nossas ações:

  1. “Alimentação Saudável”, apresentada por Raquel Meruje, técnica da DECOPROTESTE – Aqui
  2. “A Segurança Alimentar e a Saúde dos Consumidores”, apresentada pela Professora Isabel do Carmo da Faculdade de Medicina de Lisboa – Aqui

 

Informações da FAO

A 68ª Assembleia Geral da ONU declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL). A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) foi designada para implementar o AIL 2016 em colaboração com Governos, organizações relevantes, organizações não-governamentais e todos os outros atores relevantes.

Saibam mais aqui

 

Informaçãoes da CPLP

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apresenta diferentes modelos de políticas alimentares, muitos destes ainda a iniciarem-se.

Existe contudo, uma proposta de Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional para os países da CPLP (ESAN-CPLP) que tenta agregar preocupações comuns em torno do:

  • Fortalecimento da governança da segurança alimentar e nutricional.
  • Promoção do acesso e utilização dos alimentos para melhoria dos modos de vida dos grupos mais vulneráveis.
  • Aumento da disponibilidade interna de alimentos tendo por base o fomento e dinamização dos pequenos produtores agrícolas e pescadores promovendo modelos de produção sustentáveis e ampliando as dietas locais.

Podem saber mais aqui