Comprar seguramente pela internet

dossiês especiais

As medidas de proteção durante a pandemia da covid-19 incentivam a ficarmos em casa o máximo de tempo possível, por isso tenho optado por fazer as minhas compras à distância, nomeadamente através da internet. Embora esta seja uma opção cómoda, fácil de utilizar, nem sempre é segura. Já me aconteceu não receber ou receber muito tardiamente as compras e ter de pagar muito mais do que o preço primeiramente indicado. O que me aconselham?

Os direitos dos consumidores nas compras à distância (e fora dos estabelecimentos comerciais) dependem de um contrato de consumo entre um consumidor e um vendedor profissional, pelo que o consumidor só está protegido por estas normas se ambas as condições se verificarem simultaneamente.

Em primeiro lugar, aconselhamos que verifique cuidadosamente a quem está comprar:

  • Loja Online

Trata-se de um website que permite realizar todo o processo de compra e venda de produtos ou fornecimento de serviços, através da internet, desde a escolha até ao pagamento.

Este vendedor oferece um conjunto de informações relevantes e objectivas como preço, especificações, formas de pagamento, prazos de entrega, etc., auxiliando o consumidor a adquirir um produto ou serviço com segurança e conforto em qualquer parte do mundo, recebendo os produtos encomendados em sua casa ou noutro local da sua escolha.

  • Marketplace

Um serviço com recurso a software, nomeadamente um sítio na internet ou parte de um sítio Web ou uma aplicação, explorado pelo profissional ou em seu nome, que permita aos consumidores celebrar contratos à distância com outros profissionais ou consumidores.

Por outras palavras, trata-se de uma plataforma que reúne ofertas de produtos e serviços diferentes de igualmente diferentes vendedores, como se de um centro comercial online se tratasse, no qual o consumidor pode encontrar uma grande variedade de produtos, serviços e marcas, podendo facilmente comparar artigos entre diferentes vendedores.

Não se esqueça que saber escolher é meio caminho para comprar bem.

Comece por pesquisar produtos e serviços utilizando um motor de pesquisa ou um site de comparação de preços.

Tenha sempre em atenção que nem sempre os preços mais baixos ou os bens de melhor qualidade aparecem em primeiro lugar. Na verdade, há promoções pagas que dão destaques especiais, pelo que é importante consultar mais do que uma página de resultados.

Tendo efetuado a escolha, deve ser analisada em detalhe todas as caraterísticas e funcionalidades do produto que pretende adquirir. Um excelente indicador pode ser as avaliações feitas pelos outros consumidores, as suas experiências de utilização e alguma informação que pode não ter sido transmitida pelo vendedor ou fabricante.

Para evitar dissabores, saiba que no preço final a ser pago devem estar incluídos todos os impostos, taxas, despesas de transporte e, se for o caso, a percentagem ou valor de desconto.

 Agora faça pagamentos seguros:

 Não faça pagamentos sem antes identificar corretamente o vendedor. Normalmente quando estamos perante uma fraude, o vendedor tenta ocultar a sua verdadeira identidade.

Escolha sites com um sistema de pagamento seguro. O vendedor tem a obrigação de informar que sistemas de pagamento utiliza.

Verifique se está a fazer o pagamento numa página segura, procurando o símbolo de um cadeado no fundo da página, ou se o endereço eletrónico da página onde se encontra apresenta um “s”: https://…

Quer saber mais sobre este tema? Tire-dúvidas com a nossa Presidente, Maria Inês Dolci, skype: minesdolci, entre as 07:30h-09;30 h , às terças feiras. 

 

Deixe uma resposta