Pandemia de Covid-19

dossiês especiais, Membros, PODCAST 1 MINUTO DE CONSUMO SEM FRONTEIRAS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19 no passado dia 11 de Março.

O Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que esta declaração não muda o que a Organização e os países tinham feito até esse momento para “detectar, proteger, tratar e reduzir a transmissão” do novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença Covid-19. “A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus.

A pandemia atingiu ontem proporções dramáticas:

Casos mundiais confirmados: 229. 330

Total de cidadãos recuperados: 85. 862

Total mundial de óbitos: 9. 343

A África Subsaariana, mais concretamente no Burkina Faso, registou sua primeira morte pelo coronavírus no passado dia 18.
Perante esta notícia, o presidente da OMS (Organização Mundial da Saúde) disse que o continente ” deve preparar-se para o pior” e que “A África deve acordar”. Os especialistas de saúde pública alertam sobre o impacto gravíssimo que a COVID-19 pode representar para o continente africano face à sua infraestrutura de saúde precária, taxas de pobreza, conflitos, falta de saneamento urbano e superlotação de suas cidades.

Conhecer e aplicar as medidas de higiene e proteção são fundamentais. Seguem alguns cuidados básicos:

• Lave frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos. Este cuidado é indispensável antes e após a preparação de alimentos, depois de usar a casa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas. Há uma corrida às soluções à base de álcool ou aos antissépticos em gel para higienizar as mãos, mas a recomendação é usar água e sabão.
• Assoe-se com lenços de papel (de utilização única), coloque-os no caixote do lixo e, de seguida, lave as mãos.
• Deve tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos.
• Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

Proteja-se e proteja os outros. Consulte mais informação aqui.

ESTAMOS JUNTOS!

Deixe um comentário