19ª FORMAÇÃO

Formação

19ª FORMAÇÃO

Educação para o Consumidor. Organização de Campanhas

Com o tema: Educação para o Consumidor. Organização de campanhas, contámos com apresentação de Fernanda Santos, Coordenadora do Departamento de Formação e Educação da DECO.

Os objetivos desta sessão foram:

  • Pensar a EC: Conceito e Objetivos
  • A EC: Resposta aos Desafios Emergentes
  • EC para quem?
  • O Papel da Sociedade Civil na EC: estratégias
  • Recursos

“A Educação do Consumidor deve permitir o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e conhecimentos que ajude os consumidores a compreender e a usar a informação para adotar as melhores decisões de compra, a retirar as vantagens do mercado, sem correr riscos e contribuir para o desenvolvimento sustentável…”

Com exemplos claros explicou que o consumidor, na sociedade de consumo e do conhecimento, deve estar capacitado para exercer os seus direitos e deveres, compreender o funcionamento da economia, adotar as melhores decisões de consumo, ter sentido de critica nas mensagens comerciais, proteger a sua saúde, bem-estar e segurança, saber onde procurar apoio…

Comentando as atuais ameaças globais, apoiando-se nas recomendações da OCDE, que exigem a Educação para o Consumidor. Com o modelo aplicado na DECO através do projeto DECOJovem, demonstrou como aplicam e desenvolvem atividades educativas.

A formação contou com a transmissão nas Associações membro da CONSUMARE, contando com a participação ativa da ADECO, ProConsumers e PROTESTE. Em breve disponibilizaremos aqui o vídeo da sessão.