5ª FORMAÇÃO

Formação

5ª FORMAÇÃO

Sobre-endividamento

Nesta 5ª sessão de formação, contámos com a presença do formador Pedro Monteiro da DECO, do gabinete de apoio ao sobre endividado.

Com a participação da ADECO em Cabo Verde com dois polos a assistir, um na sede da Associação na cidade do Mindelo e outro na cidade da Praia no ISCEE – Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais onde conseguiram juntar colaborações, juristas convidados, representantes do Banco Central e Regulador do sistema financeiro, algumas Organizações Não Governamentais e universitários.

Também a PROTESTE do Brasil assistiu à sessão, representada pelo departamento institucional, a FAAC de Angola, representada pelo secretário-geral da Federação e também a ProConsumers de Moçambique pelo Presidente da Associação.

Imagem2

Começou por se contextualizar o que é e como apareceu o problema do sobre-endividamento, desde a concessão irresponsável de crédito, o aumento da publicidade relativa a crédito, os índices reduzidos de literacia financeira e a atual crise financeira.

Imagem1Imagem3

 

Falando e explicando sempre os estudos apresentados exemplificou também algumas campanhas e informou acerca do papel que a DECO desempenha no processo de ajudar a modificar comportamentos, encontrando as melhores soluções para divulgar ao consumidor a importância das escolhas acertadas.

No papel do gabinete de apoio ao sobre endividado da DECO definiu-se o que fazem, quem apoiam e como o fazem.

Imagem4

Centrou-se em explicar também as respostas existentes, como os programas de Literacia Financeira/Educação Financeira, o papel do Banco de Portugal, o incentivo à concessão responsável de crédito, o aumento da disponibilidade de renegociação e a criação recente de legislação de apoio ao consumidor sobre endividado.

 

 

Com o sucesso desta sessão o próximo tema foi alterado, sendo uma continuação do mesmo designado: Orçamento Familiar.