7ª FORMAÇÃO

Formação

7ª FORMAÇÃO

Sistema Financeiro

A 7ª Sessão E-Learning da CONSUMARE foi realizada no dia 28 de janeiro de 2016 e apresentada pela jurista Natália Nunes da DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Os objetivos centraram-se em:

– Promover o conhecimento do funcionamento básico do sistema financeiro português;

– Reconhecer as várias medidas financeiras adotadas;

– Identificar as ameaças do setor financeiro em cenário de crise.

A sessão contou com uma forte participação de Cabo-Verde, com dois pólos distintos, na cidade da Praia com a presença do técnico de Gabinete da Ministra Ajunta do Primeiro Ministro com a tutela da defesa do consumidor e da saúde, do representante do Banco de Cabo Verde e do Provedor da República da Comarca da Praia e na cidade do Mindelo com associados da ADECO, colaboradores, juristas e docentes.

Também representantes da PROTESTE no Brasil e da ACOBES na Guiné-Bissau assistiram à sessão.

6

Os conteúdos analisados prenderam-se com o contexto do atual momento do sistema financeiro, o mercado financeiro, as instituições financeiras, a regulação: importância e “falhas”, conhecimento da banca e ameaças à estabilidade do sistema financeiro e as consequências para os consumidores.

Definiram-se exemplos reais e atuais na banca portuguesa, explicando a importância do papel da regulação e supervisão do sistema bancário.

Comentaram-se modelos e casos práticos com bases reais, abrindo espaço para perguntas e partilha de informações das diferentes realidades.