Conferência Internacional Consumidores e a Justiça Ambiental: Que Soluções Práticas para Consumidores em Risco?

Membros, Noticias

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) e a Organização Europeia dos Consumidores (BEUC) realizarão conjuntamente uma Conferência Internacional, no dia 12 de outubro de 2018, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, sobre Consumidores e a Justiça Ambiental: Que Soluções Práticas para Consumidores em risco?

Com esta conferência pretendemos debater o impacte desproporcional das consequências ambientais negativas sobre determinados grupos de consumidores, nomeadamente as emissões poluentes e contaminantes, as condições meteorológicas extremas e a insegurança alimentar, e abordar estes temas numa perspetiva de prevenção de riscos e de reparação de danos, por forma a identificar soluções para os consumidores.

Nos últimos anos, os prejuízos para os consumidores aumentaram devido a riscos ambientais relacionados com a crescente ocorrência de fenómenos climáticos extremos, a adoção ou ausência de determinadas políticas públicas e ainda pela atuação de algumas empresas. Determinados grupos da população são afetados, de forma distinta, em virtude de políticas e atitudes, gerando assimetrias entre os cidadãos.

Esta pode ser uma oportunidade privilegiada de reflexão e debate acerca da relação entre a justiça ambiental e a defesa do consumidor, bem como sobre o papel que as associações de consumidores podem e devem desempenhar nesta crise ambiental, considerando ainda o papel de outros atores de natureza pública ou privada.

Assim, reunimos um leque de especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre um conjunto de temas, nomeadamente, os Fenómenos Climáticos Extremos e os Seguros, a Saúde Ambiental e os Mecanismos de Compensação Coletivos, as Emissões Poluentes e a Responsabilidade Pública, a Alimentação Segura e o Risco de Exclusão.

Conheça o programa completo.

Deixe uma resposta