O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

Membros, Noticias

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979,  na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. A escolha da data 16 de Outubro marca o dia da fundação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Em 2019, a efeméride pretende promover uma alimentação saudável,  sustentável, disponível e acessível para todos os cidadãos. Todos os países, decisores políticos, empresas privadas e sociedade civil devem tomar medidas para que se alcance uma alimentação saudável e zero fome.

A DECO tem procurado alertar e informar os consumidores acerca de temáticas relacionadas com alimentação, como sejam a higiene e segurança alimentar e a importância de seguir uma dieta saudável e equilibrada. Este ano destacamos o papel do rótulo alimentar nas más escolhas alimentares que têm impacto na saúde do consumidor. Olhar para o rótulo de um produto alimentar e interpretá-lo pode ser o passaporte para uma vida mais saudável.

Em conjunto com 8 Associações Europeias de Consumidores, membros da Organização Europeia dos Consumidores (BEUC), a DECO está promover uma petição para que o Nutri-score – um código de cores – verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho – e de letras – A a E – colocado no rótulo do produto, que atribui uma nota global a cada alimento- se torne obrigatório nos 28 países da União Europeia.

Se a meta de um milhão de assinaturas for alcançada (a data-limite é 8 de maio de 2020), a Comissão Europeia terá de analisar a petição. Com caráter opcional, o Nutri-score foi adotado em França, Bélgica e Espanha. No nosso país alguns apresentam já esta sinalética.

Veja o nosso vídeo sobre alimentação.

 

Deixe uma resposta