Dia Mundial das Competências dos Jovens

Noticias

Comemora-se, hoje, dia 15 de julho a efeméride mundial das competências das gerações mais jovens.

A data foi instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas em 2014 e celebrada pela primeira vez em 2015. O objetivo desta data passa por alcançar melhores condições socioeconómicas para os jovens como uma forma de enfrentar os desafios do desemprego e do subemprego.

A ONU estima que a população jovem desempregada é de 75 milhões e que os jovens têm 3 vezes mais probabilidades de ficarem desempregados do que os adultos. Um em cada cinco jovens (125 milhões) está a trabalhar, mas a viver em condições de extrema pobreza. O reconhecimento destes problemas e a implementação de diferentes programas pelos Governos e pelas instituições visam assegurar a absorção dos jovens no mercado do trabalho.

A ONU destaca a importância dessa comemoração como forma de mobilizar as pessoas para a valorização das competências dos jovens no progresso das nações, acreditando que somente assim seja possível investir nos jovens e garantir, entre tantos outros aspectos, ensino de qualidade e a redução da pobreza.

 

One thought on “Dia Mundial das Competências dos Jovens

  • Parabéns!
    Não tinha lido o texto sobre a efeméride de dia 15 de Julho, mas não posso estar mais de acordo com ele.
    O investimento num ensino de qualidade, que dinamize não só as competências técnicas, como também as sociais, tendo uma preocupação permanente de inclusão, deve ser uma das aposta prioritárias do estado.
    Mas não basta apenas, como se refere, desenvolver as competências. É preciso, em simultâneo, criar condições para que os jovens possam aplicar em pleno as competências adquiridas. Em beneficio deles e de todos nós.

Deixe um comentário