Erradicar a pobreza? Nobel da Economia poderá abrir caminhos

Noticias

Nobel da Economia vai para Banerjee, Duflo e Kremer. Estudam como aliviar a pobreza

Economistas vencem o prémio pelos seus contributos no campo da economia do desenvolvimento, nomeadamente pela utilização de métodos experimentais para estudar quais as melhores políticas de alívio da pobreza.

O prémio Banco da Suécia de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, mais conhecido por Nobel da Economia, foi atribuído esta segunda-feira a Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer , anunciou a Real Academia Sueca das Ciências.

Os três laureados têm desenvolvido o seu trabalho no campo da economia do desenvolvimento e o prémio foi atribuído, como explicou a Real Academia Sueca das Ciências, pelos métodos inovadores utilizados para analisar quais as melhores políticas para o alívio da pobreza. Michael Kremer nos anos 1990 e, mais tarde, Abhijit Banerjee e Esther Duflo (que são casados), os três trabalhando muitas vezes em parceria, adotarão métodos experimentais para obterem respostas mais fiáveis a uma questão onde muitas vezes os economistas têm falhado: qual a melhor forma de retirar o maior número de pessoas possível de uma situação de pobreza extrema?

Leia o artigo completo aqui. 

In Jornal Público,

14.10.2019

Deixe uma resposta