Marcelo Rebelo de Sousa considera diversidade fundamental para a língua portuguesa

Noticias

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje em Maputo o contributo dos vários países falantes da língua portuguesa no enriquecimento deste idioma e no reforço da sua dimensão universal.

Marcelo Rebelo de Sousa congratulou-se com a vitalidade da língua portuguesa, quando falava após inaugurar a exposição “Português de Moçambique no Caleidoscópio” no Centro Cultural Português em Maputo.

O momento mais alto da exposição foi a condecoração da investigadora moçambicana Perpétua Gonçalves com a Ordem do Infante D. Henrique.

“Nós, os mais jovens, nós os menos novos, que lidamos com os mais novos, usamos já muitas palavras que não têm origem no português de Portugal, mas que têm origem no português falado em Moçambique ou em Angola ou no Brasil ou em Cabo Verde ou noutros dos vários espaços que falam português”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

A força da língua portuguesa, prosseguiu, está na sua diversidade e na capacidade de mudança e adaptação ao longo do tempo e no espaço.

In Notícias ao Minuto

14.01.2020

Leia o artigo completo. 

Deixe uma resposta