Ramos Horta e Alexandre Leitão distinguidos pela Direção da TANE

Noticias

TANE, associação de defesa do consumidor de Timor Leste, distingue Ramos Horta como seu Sócio de Mérito e Presidente Honorário e nomeia Alexandre Leitão como Sócio Honorário.

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no passado dia 19 de Agosto, foram  aprovadas por unanimidade duas propostas da Direção da TANE.

As propostas referem-se à  atribuição dos estatutos de Sócio de Mérito a Dr. Ramos Horta, laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1996 e ex-Presidente da República, e  de sócio Honorário ao Embaixador da União Europeia em Timor-Leste, Alexandre Leitão.

A decisão da Direção da Tane relativamente a estas duas grandes personalidades foi impulsionada pelo contributo extraordinário que ambos prestaram ao desenvolvimento do bem comum, através das suas atividades humanitárias em geral e em prol dos consumidores em particular.

O título de Sócio Honorário atribuído ao embaixador Alexandre Leitão relaciona-se diretamente com o seu estímulo à causa da defesa dos direitos e interesses do povo de Timor-Leste, manifestado plenamente na sua missão em Timor-Leste e na sua luta para empoderar e dar apoio à sociedade civil em geral e à Associação Tane Consumidor em particular, permitindo, inclusivamente, que esta seja publicamente reconhecida pela sociedade Timorense .

A atribuição do título Sócio de Mérito ao Nobel da Paz José Ramos Horta justifica-se pela sua atuação pública em defesa dos direitos e  legítimos interesses do povo de Timor-Leste. Ramos Horta sempre defendeu e lutou, em todos os cargos públicos que desempenhou, quer como diplomata, quer como político, pelo bem de todos e particularmente dos mais necessitados, em que se inserem também os consumidores mais vulneráveis.

A segunda decisão da Direção da TANE, sufragada também na mencionada Assembleia Geral Extraordinária, foi a de nomear José Ramos Horta como Presidente Honorário da TANE, decisão justificada por todas as razões anteriormente apontadas e pelo facto de muitas das intervenções públicas de Ramos Horta estarem claramente alinhadas com as  queixas expostas pelos timorenses e com as denúncias feitas pela TANE, como sejam as questões do monopólio na área dos transportes aéreos e o consequente aumento do preço dos bilhetes das viagens de avião, os cortes constantes de energia elétrica, a prestação de serviços dos operadores de telecomunicações ou a publicidade enganosa em produtos e serviços.

Sabendo que uma figura proeminente e de tão grande reputação e prestígio defende a causa dos direitos dos consumidores, a TANE acredita que todos os cidadãos de Timor-Leste podem ter esperança de que a lei de proteção ao consumidor será implementada e cumprida por todos,  nomeadamente reguladores e agentes económicos, e que os direitos e interesses dos consumidores serão garantidos e respeitados.

Numa sociedade democrática, a participação da sociedade civil é muito importante e o envolvimento das organizações da defesa dos consumidores pode contribuir para o equilíbrio na sociedade.

Pugnaremos para que a Associação TANE continue a crescer e a capacitar-se, para que possa ser uma referência em Timor-Leste e possa defender da melhor forma os direitos dos consumidores.

Deixe um comentário