Vamos celebrar o Dia Mundial do Ambiente? Seja mais sustentável!

dossiês especiais

Assinala-se este ano, 2023, o 50º aniversário do Dia Mundial do Ambiente. Celebrado anualmente a 5 de junho, esta data reúne milhões de consumidores de todo o mundo, envolvendo-os no esforço de proteger e restaurar a Terra e divulgando conselhos e ideias para que adaptem hábitos de consumo mais justos e sustentáveis. A CONSUMARE junta-se a estas comemorações preconizando o respeito pelo ambiente como uma prioridade nos hábitos de consumo de todos os cidadãos.

Este ano, o anfitrião das comemorações promovidas pelas Nações Unidas (ONU) é a República da Costa do Marfim, em parceria com os Países Baixos. Nas últimas cinco décadas, o Dia Mundial do Ambiente fortaleceu-se e tornou-se uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de cidadãos, em conjunto com governos, empresas e organizações do 3º sector, participam em manifestações e eventos públicos por um futuro ambiental mais verde!

Nas comemorações de 2023, a ONU destaca as soluções para a poluição plástica, apresentando a campanha promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA / UNEP) – movimento global #CombataAPoluição.

Assista ao vídeo da campanha e junte-se a esta luta:

As associações de consumidores, como a DECO, em Portugal, têm defendido o direito à proteção ambiental e ao consumo sustentável como um direito a incluir nas legislações de defesa do consumidor.

De acordo com as projeções mais recentes, a população global poderá crescer para cerca de 8,5 mil milhões em 2030, e 9,7 mil milhões em 2050, o que significaria que o equivalente a quase três planetas poderia ser necessário para fornecer os recursos naturais para sustentar os atuais estilos de vida.

Não obstante os esforços que vêm sendo feitos, ainda há muito por fazer. Pequenas mudanças nos hábitos de consumo e na produção podem, na verdade, ter um grande impacto na sociedade como um todo. Promover a proteção do ambiente e o consumo sustentável é um desafio que convoca toda a sociedade e os consumidores devem ter as ferramentas e informação necessárias para desempenhar o seu papel. A CONSUMARE defende que só com a introdução deste direito na diversas legislações de defesa do consumidor será possível cumprir este objetivo.

Deixe um comentário