
CONSUMARE realizou Assembleia Geral para analisar e aprovar relatório de 2021
CONSUMARE realizou Assembleia Geral Ordinária para analisar e aprovar o Relatório de Actividades e Contas 2021 e discussão de assuntos relacionados com o futuro das iniciativas da Organização.

A Reunião, coordenada pela presidente da Mesa da Assembleia Geral, Alízia Zego, decorreu hoje, dia 13 de Abril, via zoom e contou com a presença de dirigentes dos membros associados de Angola – FAAC , Brasil – Proteste, Cabo Verde – ADECO, Guiné Bissau – ACOBES, Moçambique – PROCONSUMERS e Portugal – DECO. Participaram ainda o coordenador – executivo do membro observador, ADECOR e o contabilista certificado da CONSUMARE, Vitor Marques.
O Relatório de Actividades 2021 foi apresentado pela Presidente da Direção, Maria Inês Dolci, tendo o Relatório e Contas 2021 sido explanado pelo contabilista certificado da Organização.
O presidente do Conselho Fiscal, Fodé Sanhá, alertou para as diretrizes indicadas por este Órgão Social no seu Parecer ao Relatório, nomeadamente as moções de louvor a atribuir à Direção Geral do Consumidor de Portugal, à associada DECO pelo apoio prestado na execução do Projecto Os Direitos do Consumidor Migrante e a recomendação para se dirigir uma petição aos Estados membros para serem envidados esforços para obter subvenções por via de transferências sociais de utilidade pública. O Parecer do Conselho Fiscal e as suas exortações foram bem acolhidas pelos representantes órgãos sociais da CONSUMARE.
O Relatório de Actividades e Contas 2021 foi votado favoravelmente por todos os membros associados presentes, estando disponível a todos os consumidores neste mesmo sítio da internet.
A reunião continuou com a criação de um grupo de trabalho que assumiu o compromisso de dinamizar a procura de oportunidades de financiamento para desenvolvimento de novos projectos, campanhas e iniciativas a realizar em cada um dos países membros da CONSUMARE. Este grupo contará com a participação de representantes das associações cabo-verdiana, guineense, moçambicana e portuguesa, sob o apoio e supervisão da Presidente de Direção.
Espera-se que o bom trabalho produzido em 2021 cresça e dê ainda mais frutos em 2022!