Associações de Consumidores debatem como enfrentar os impactos do futuro

Noticias

Aconteceu ontem, dia 28 de março, no âmbito do Mês do Consumidor, o Encontro Internacional organizado pela CONSUMARE, com o apoio da Direção Geral do Consumidor e da DECO, subordinada ao tema: CONSUMIDORES: como enfrentar os impactos do futuro na defesa do consumidor? COOPERAÇÃO e MUDANÇA foram os pontos comuns entre os painéis.

Com a presença de 23 participantes e de 5 visitantes via plataforma zoom, o evento como enfrentar os impactos do futuro abriu com as intervenções, brilhantes, de Ana Catarina Fonseca, Ana Tapadinhas e Maria Inês Dolci. As três convidadas, representando, respectivamente, a Direção Geral do Consumidor, a DECO e a CONSUMARE, partilharam com a plateia as suas visões relativas aos desafios da proteção dos direitos dos consumidores no século XXI. Das suas preleções ressaltou a palavra COOPERAÇÃO como o caminho privilegiado, se não o único, para enfrentar o futuro no que respeita ao apoio, informação e aconselhamento a prestar a todos os cidadãos / consumidores.

Os trabalhos continuaram com as intervenções de Alexandre Bacião, ProConsumers e de Susana Correia, DECO, integradas no Painel I subordinado ao tema das alterações climáticas e o seu impacto na vida dos consumidores. Concluiu-se, após as apresentações de ambos, que os consumidores necessitam de proteção face aos danos provocados por fenómenos climáticos extremos, tendo sido, inclusivamente, defendido o fundo de catástrofe.

Alízia Zego, ADECO, e Natália Nunes, DECO, foram as oradoras do Painel II dedicado à crise socioeconómica social. Ambas apresentam os gabinetes de apoio e proteção financeira das suas associações. Alízia Zego explicou a importância da capacitação dos consumidores acerca das finanças pessoais e todo o trabalho desenvolvido pela equipa da ADECO nas oficinas de literacia financeira. Natália Nunes, após identificar graves dificuldades financeiras enfrentadas pelos portugueses no momento actual, traçou e detalhou o percurso histórico do Gabinete de Proteção Financeira da DECO. O papel deste Gabinete no apoio e aconselhamento das famílias tem sido crucial na resolução dos desafios que a crise trouxe às suas vidas.

Dos discursos das duas representantes dos consumidores Cabo-Verdianos e portugueses resultou a ideia de que a formação e capacitação das famílias para uma boa gestão dos orçamentos domésticos é fundamental e cabe a estas organizações desempenhar este papel.

O Encontro encerrou com os olhos postos no futuro e nos jovens consumidores. A CONSUMARE convidou João Martins e Tiago Ferreira, participantes no projecto DECO Changers, a conversar acerca das mudanças de comportamentos dos jovens consumidores. Os seus hábitos de consumo e perspectivas sobre os diferentes mercados são já uma realidade no presente na defesa do consumidor e devem marcar o ritmo de trabalho, orientação e intervenção das organizações da sociedade civil.

A Presidente da Direção, Maria Inês Dolci, afirma que “a defesa dos direitos do consumidor não sumirá nas brumas da alta tecnologia, dos algoritmos, da inteligência artificial e do que for inventado pelos génios das próximas décadas.” Cabe a todos nós, cidadãos, que partilham a Língua Portuguesa, reflectir e agir segundo a premissa de que somos associações de pessoas a trabalhar para pessoas, independentemente das geografias e das gerações.

Deixe um comentário