Dia Internacional da Família: 15 de maio
Em 2024 comemoramos o 30º aniversário do Ano Internacional da Família. Estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 15 de Maio de 1993, mas celebrado apenas em1994, o Dia Internacional da Família tem como tema, no presente ano, a Família e as alterações climáticas.
A celebração do Dia Internacional das Famílias em 2024 centra-se na sensibilização dos cidadãos para o impacto das alterações climáticas nas famílias e o papel que estas podem desempenhar na ação climática. Em todo o globo, através de iniciativas diversas, campanhas e manifestações públicas, pretende-se promover a ação climática com educação, acesso à informação, formação e envolvimento da comunidade.
As alterações climáticas têm um impacto negativo na saúde e no bem-estar das famílias. O aumento da poluição, a frequência e agressividade de eventos climáticos extremos, tais como furacões, secas e inundações, obrigam as comunidades a deslocar-se, perdendo meios de subsistência para famílias e indivíduos. Estes fenómenos naturais extremos afetam a produtividade agrícola e o acesso à água, o que agrava a fome e as situações de vulnerabilidade de milhões de cidadãos e famílias.
É urgente que agir e essa ação deve ser global, significativa e eficaz para atenuar os efeitos das alterações climáticas, evitando crises económicas, sociais e até demográficas em todo o planeta. Assim, é essencial educar e capacitar as famílias para a necessidade de mudança de hábitos de consumo e adopção de comportamentos mais conscientes. As famílias, como transmissoras de valores de uma geração para outra, devem adotar hábitos sustentáveis e preventivos de alterações climáticas, e deverão fazê-lo rapidamente. A integração dos princípios da economia circular na educação pré-escolar pode ajudar a construir um modelo económico sustentável baseado na redução de resíduos e na regeneração de recursos naturais. As famílias, enquanto consumidores e ativistas, podem liderar a transição para uma economia circular.
O Dia Internacional das Famílias é uma oportunidade de ouro para sensibilizar toda a sociedade para o papel fundamental das famílias na educação das crianças e jovens, despertando-os para questões sociais, ambientais e económicas que afetam o seu crescimento e educação. Por isso, para celebrar este dia tem sempre como objetivo primeiro promover e favorecer a unidade familiar.
A CONSUMARE, nas suas actividades, procura informar e capacitar as famílias. Defendemos que estas são essenciais para a promoção de sociedades pacíficas, esclarecidas e inclusivas. São os portos de abrigo que o mundo, hoje tão diferente, mais precisa.