Comemoramos o Dia Internacional da Língua Materna

Noticias

Hoje, dia 21 de Fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da língua Materna. Esta efeméride foi proclamada pela UNESCO em 1999 e reconhecida formalmente, nesse mesmo ano, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Ao comemorar o Dia Internacional da Língua Materna pretende-se proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística.

O Português é a língua oficial de 8 países espalhados por vários continentes e o 6º idioma mais falado no mundo. A comunidade lusófona abrange mais de 250 milhões de pessoas em países e regiões como Brasil, Goa, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste.

Língua Materna para educação inclusiva – tema escolhido para assinalar a efeméride em 2024

A Unesco define “língua materna” como o idioma aprendido primeiro, com o qual a pessoa se identifica e se comunica melhor. O ensino nesse idioma é crucial para uma educação equitativa e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

O uso do idioma mãe como meio de instrução é vital para o sucesso educacional, especialmente para minorias. A Unesco defende o ensino na língua materna, pois os factos mostram que as crianças aprendem melhor assim. Segundo  estudos recentes promovidos pela ONU, as crianças que aprendem na sua língua têm 14% mais probabilidade de ler com compreensão ao final do ensino fundamental. No ensino médio, essa probabilidade aumenta para mais de 40%.

No Dia Internacional da Língua Materna, a Unesco pede aos governos a garantia da educação multilíngue para promover a coexistência de idiomas, alcançar os ODS e celebrar a Década Internacional das Línguas Indígenas.

Ora, é  precisamente a língua que nos une na CONSUMARE. O português está sempre presente nas nossas actividades de  defesa dos direitos e interesse dos consumidores, na preservação da nossa identidade e no respeito pela cidadania.

Estamos juntos!

Deixe um comentário