Viagens: proteja-se de doenças tropicais causadas por mosquitos

Noticias

Um surto de febre amarela no Brasil já vitimou quase 400 pessoas. Se está de partida para o país, vá a uma consulta do viajante e vacine-se contra a doença.

A Organização Mundial da Saúde confirmou a existência de um surto de febre amarela no estado de Minas Gerais, no Brasil. Até 23 de janeiro, foram registadas 391 situações, incluindo 83 óbitos. Noutros estados brasileiros também foram detetados casos, nomeadamente Espírito Santo (19 casos, 1 óbito), Baía (6 casos) e São Paulo (3 casos, 3 óbitos).

A Direção-Geral da Saúde recomenda a quem viajar para o Brasil marcar uma Consulta do Viajante, pelo menos, 4 semanas antes da partida e vacinar-se contra a febre amarela.

A doença também existe em Angola, Benin, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Congo, Guiné Equatorial, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Quénia, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Togo e Uganda.

Os viajantes que apresentem sintomas sugestivos de infeção (febre, calafrios, dores de cabeça intensas, dores musculares, fadiga, náuseas e vómitos) 14 dias após o regresso devem consultar o médico, referindo a viagem recente.

A febre amarela é provocada por um mosquito. O comparador de repelentes para mosquitos da DECO PROTESTE dá uma ajuda na prevenção.

Como testam os repelentes:

Atenção: as aplicações contra mosquitos são inúteis. No vídeo, pode ver o ataque imediato e doloroso, quando introduzimos o braço sem repelente na caixa com 200 mosquitos e com o telemóvel com a aplicação ligada.

Como funcionam as aplicações para telemóvel:

Saiba mais aqui