É “hora de avançar com o empoderamento das mulheres”
Em África, o secretário Geral da ONU, António Guterres, afirmou que “é hora de avançar com o empoderamento concreto de meninas e mulheres”. Para Guterres, as mulheres fazem a diferença na sociedade africana, contribuindo todos os duas para paz, desenvolvimento e crescimento económico.
Em fevereiro passado, a União Africana e a ONU lançaram um livro sobre mulheres que defenderam a paz no continente africano, marcando os 20 anos da histórica resolução 1325 do Conselho de Segurança sobre o tema.
António Guterres, que participou no Encontro de Alto Nível sobre Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres, em Adis Abeba, disse que as mulheres africanas tiveram um papel decisivo para a adoção dessa resolução do Conselho de Segurança sobre igualdade de género, paz e segurança, aprovada há duas décadas.
” (…) A Resolução 1325 criou uma base política internacional que sustenta a promoção e defesa da transversalidade da dimensão da igualdade de género na prevenção, gestão e resolução de conflitos armados e em todas as fases dos processos de construção da paz, entendida no seu sentido mais lato e estrutural, com aplicação tanto em países em processos de conflito armado e de recuperação de conflitos, como em países em paz (…)”.
Veja o vídeo do canal de notícias da ONU sobre o Encontro de Alto Nível sobre Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres.
