Celebra-se hoje o Dia Internacional do Idoso
Esta efeméride mundial foi instituída em 1991 pela ONU – Organização das Nações Unidas – como objetivo principal sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
Existem 600 milhões de cidadãos com mais de 60 anos em todo o mundo e estima-se que em 2025 este número seja o dobro. Muitos destes cidadãos são consumidores mais desprotegidos, sendo especialmente afectados pela inovação tecnológica dos mercados, sobretudo do financeiro.
As iliteracias digital e financeira são muito sentidas entre os idosos que, assim, se tornam alvo privilegiado de situações menos licitas e até fraudulentas de consumo.
Neste dia, 1 de Outubro, a CONSUMARE pretende sensibilizar a população para este problema e agitar a consciência de todos para a importância destes cidadãos na sociedade em geral e nos círculos familiares em particular, assim como alertar as autoridades e outros parceiros sociais para os desafios que os idosos enfrentam no seu quotidiano.
