Dia Internacional da Mulher 2022: “Igualdade de género hoje para um amanhã sustentável”
As Nações Unidas instituíram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher. Esta efeméride reconhece as mulheres pelo seu papel nas diferentes comunidades, pelos seus contributos e realizações, independentemente da sua nacionalidade, etnia, língua, cultura, estatuto social ou político.
Este ano, 2022, o tema escolhido pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Mulher reconhece os contributos da mulher na liderança mundial de adaptação às alterações climáticas, mitigação, lutando no terreno por construir um futuro mais sustentável para todos os cidadãos – “Igualdade de género hoje para um amanhã sustentável”. Portanto, a mulher está mais disponível para mudar os seus hábitos de consumo e experimentar produtos “verdes” e sustentáveis. É pioneira na reutilização e reciclagem de materiais e produtos.
Na larga maioria dos países, são as mulheres que fazem as compras para a casa e para a família. Estas consumidores estão habituadas a poupar dinheiro, tempo, a reutilizar e a aproveitar. A mulher, após a análise da qualidade versus preços, prefere alimentos sazonais e locais. Isto é, as suas escolhas baseiam-se em questões de saúde e sustentabilidade, já que assim se diminuem os gastos de transporte.
Cabe também, e com regularidade, à mulher o papel de evitar o desperdício alimentar, reutilizando as sobras de alimentos ou refeições. Aliás, estudos diversos comprovam que são as mulheres quem mais escolhe os produtos vendidos a granel e utilizando os seus sacos de compras
O empoderamento da mulher, especialmente em África é urgente. Tal como proferido pelo secretário Geral da ONU, António Guterres, em 2020, “é hora de avançar com o empoderamento concreto de meninas e mulheres”. Para Guterres, as mulheres fazem a diferença na sociedade africana, contribuindo todos os dias para paz, desenvolvimento e crescimento económico.
A CONSUMARE congratula todas as mulheres. A consumidora está de parabéns! Hoje e nos restantes 364 dias do ano!
