
Dia da Mulher Africana celebra-se a 31 de Julho
Hoje, 31 de Julho assinala-se o Dia da Mulher Africana, uma efeméride estabelecida em 1962. Foi a 31 de Julho de 1962 que se realizou a Conferência das Mulheres Africanas, em Dar-Es-Salaam, Tanzânia. Esta celebração pretende reconhecer e valorizar o papel da Mulher na construção e desenvolvimento do continente africano.
Este dia é uma excelente oportunidade para promover a discussão pública sobre os desafios que as mulheres africanas ainda enfrentam no seu quotidiano e também para celebrar a sua coragem na edificação das nações de África.
A agenda 2030 está já na meta final e o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 – Igualdade de Género – está longe de ser atingido. A Mulher Africana continua, em muitas regiões do continente, a ser vítima de discriminação e até violência. Embora o acesso à educação, formação e capacitação seja muito mais fácil, a verdade é que a Mulher continua ser vista apenas no seu papel de mãe e esposa. Parece-nos que o lema da Agenda: “Não deixar ninguém para trás” não é mais do uma frase que nem todas as cidadãs conseguem ler.
A CONSUMARE congratula todas as Mulheres Africanas que lutam diariamente pelos Direitos e Interesses das consumidoras. O caminho é duro, mas a resiliência da equipa feminina da nossa Organização é ainda mais forte!
Estamos Juntas!