TANE Konsumidor assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

dossiês especiais, Membros, TIMOR-LESTE

No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de Março, a Associação TANE Konsumidor alerta para a importância da reciclagem e da separação de lixos, comportamentos do consumo que têm impacte na economia circular e no consumo.

Os lixos não orgânicos, produzidos pelo ser humano (como o plástico, alumínio e vidro), demoram muitos anos a decompor-se, tornando-se um grave problema para o ambiente e saúde pública. Assim, e comemorando publicamente o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, TANE lançou esta campanha, dirigida aos consumidores em geral, mas também à comunidade educativa, sobre o tema: “Reciclagem e separação dos lixos – transformar uma economia circular em benefícios ao consumo“. A associação timorenses defende a economia circular como uma das soluções mais eficientes para garantir o desenvolvimento sustentável.

A TANE Konsumidor tem constatado que os consumidores timorenses não têm por hábito separar os lixos, despejando os resíduos diretamente nos esgotos. Aliás na época das chuvas, os esgotos entupidos, os rios e mar cheios de detritos são um cenário comum (ver o vídeo) .

 Ciente de que a informação e educação  aos consumidores são pilares importante da missão por si desenvolvida, a TANE Konsumidor pretende, também, sensibilizar o poder político para a necessidade de definir e adotar estratégias e medidas públicas que permitam atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Informe-se e siga as actividades da TANE Konsumidor. Estamos juntos no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

Deixe um comentário