Mensagem da Presidente da CONSUMARE

dossiês especiais

No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor verificamos que existem muitos avanços, assim como nascem novos desafios. Afinal, o mundo está se transformando muito rapidamente e as relações entre empresas e consumidores têm mudado. O novo mercado de consumo, como as plataformas digitais, a internacionalização por meio dessas tecnologias digitais, leva consumidores mal informados a adquirirem produtos e serviços de empresas irresponsáveis, que praticam vendas ilícitas.  Porém , há que relembrar que as empresas têm o dever de oferecer acesso a produtos e serviços de qualidade, reivindicando as organizações de consumidores mais segurança e proteção da saúde do consumidor e do meio ambiente. Vivemos o grande problema do compartilhamento das informações.

Cada um de nós tem responsabilidade em relação ao destino do planeta. Padrões de consumo exagerados, com acumulação de bens, gasto excessivo de água, luz, combustíveis, contribui para o aquecimento global. Sabemos que Consumidores informados tendem a exigir qualidade e postura das empresas.

Também é fundamental que nos informemos sobre as empresas que nos fornecem produtos e serviços. As que não tiverem condutas éticas, social e ambientalmente responsáveis, devem ser deixadas de lado na hora da compra. Afinal, estamos em um mundo globalizado e desigual! 

Maria Inês Dolci, 15.03.2022

Deixe um comentário