12ª FORMAÇÃO
12ª FORMAÇÃO
Estratégias de Comunicação
A 12ª Ação de Formação, realizou-se a 8 de junho, com o tema: Estratégias de Comunicação, e foi apresentada por Maria Inês Dolci, Coordenadora Institucional e por Vera Ramos, Assessora de Imprensa da PROTESTE Brasil.
Como objetivos:
- Conhecer as diferentes formas utilizadas pela PROTESTE como estratégias de comunicação.
- Conhecer a atuação da PROTESTE para disseminar o trabalho num País continental como o Brasil.
- Mostrar como a entidade atua nas campanhas, envolvendo os média, com apresentação de exemplos e resultados do trabalho desenvolvido pela Assessoria de imprensa.
Em duas partes distintas, iniciámos a sessão com o rico conhecimento da história da Associação Brasileira, que com a experiência da Maria Inês Dolci, e os seus exemplos concretos, falou da história e missão, demonstrando as formas de atuação da PROTESTE no Brasil há 15 anos
Explicou quais as estratégias de comunicação para alavancar notoriedade, como realizam ações conjuntas com outras entidades, descrevendo o caso do aplicativo WhatsApp e a campanha: “Não calem o WhatsApp”, em defesa do livre uso dos aplicativos de voz.
Em prol da educação para o consumo, explicou o funcionamento das revistas, cartilhas e guias, que têm os testes comparativos de produtos e serviços como uma das principais características da entidade. As cartilhas e os guias são práticos, lúdicos e abordam temas específicos, como o sobre-endividamento, direito dos idosos, consumo colaborativo…
Com um discurso muito claro e com a riqueza da sua experiência de trabalho, nas principais conclusões acrescentou como a população brasileira se começou a mobilizar, tendo cada vez mais um papel interventivo na defesa dos direitos do consumidor.
Vera Ramos, na segunda parte, apresentou como é elaborado o planeamento do ano de trabalho, com um plano de ação de comunicação. Definiu formas de trabalho, objetivos e realçou a importância de se realizar parcerias com os média.
Ao explicar os principais resultados obtidos, falou do caso de sucesso da Campanha: “Carro sob Controle” – Mais estabilidade e segurança, em que a PROTESTE pediu a obrigatoriedade de se colocar o dispositivo de Controle Eletrónico de Estabilidade.
Demonstrando os seus conhecimentos, a riqueza da experiência das formadoras, garantiu a partilha de importantes ferramentas e estratégias para o crescimento do trabalho das Associações de Defesa do Consumidor.






