DIA MUNDIAL DAS COMPETÊNCIAS DOS JOVENS
Hoje, dia 15 de julho, celebra-se a efeméride mundial das competências dos jovens ou das gerações mais jovens.
A data, que foi instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas – em 2014 e celebrada pela primeira vez em 2015, pretende destacar a importância de se dar visibilidade aos 1,2 mil milhões de jovens que, entre os 15 e os 24 anos, representam 16% da população global. As competências dos jovens têm de obrigar à reflexão das autoridades mundiais e, sobretudo, à tomada de decisões políticas globais.
O investimento na educação e na formação dos mais jovens é crucial para se atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Agenda 2030: Educação de Qualidade – Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O dia mundial das competências dos jovens é uma oportunidade de excelência para debater este tema!
Para além deste ponto, a aquisição de novos conhecimentos e competências profissionais e pessoais, os jovens cidadãos estarão mais preparados para enfrentar os desafios do desemprego e do subemprego, nomeadamente nos países em crescimento económico. Salienta-se que, também até 203, terão de ser criados 8,4 milhões de postos de emprego para jovens, através da implementação de medidas políticas verdes e azuis.
Este ano, 2025, o tema da efeméride é «Capacitação dos jovens através da IA e das competências digitais». À medida que a Quarta Revolução Industrial remodela as economias através da Inteligência Artificial (IA), o Ensino e Formação Técnico-Profissional (EFTP) deve evoluir para capacitar os jovens com competências preparadas para o futuro. A IA está a transformar a forma como vivemos, aprendemos e trabalhamos – mas também apresenta sérios riscos se não for implementada de forma equitativa.
A ONU destaca a importância dessa comemoração como forma de mobilizar as pessoas para a valorização das competências dos jovens no progresso das nações, acreditando que somente assim seja possível investir nos jovens e garantir, entre tantos outros aspectos, ensino de qualidade e a redução da pobreza.
Sendo a CONSUMARE uma organização maioritariamente de jovens associações de consumidores , temos de sublinhar a importância da educação e formação dos jovens consumidores que, certamente, serão cidadãos mais responsáveis, conscientes e sustentáveis.
