
ADECOR celebra o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de Março, a Associação Angolana de Defesa do Consumidor ADECOR falou aos meios de comunicação social sobre as actividades a desenvolver este ano, 2025, subordinadas ao tema ANO DA ÁGUA E DA ENERGIA.
Em conferência de imprensa, no passado sábado, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a equipa da ADECOR apresentou o seu Plano de Actividades para o corrente ano. Em foco estarão os serviços públicos essenciais – ÁGUA E ENERGIA. Aproveitando esta efeméride mundial, que promove desde logo os direitos e legítimos interesses dos consumidores, o Secretário-Geral da ADECOR, Marcelino Caminha defendeu a importância e urgência de se sensibilizar e consciencializar os consumidores e fornecedores para estes serviços essenciais.
Marcelino Caminha sublinhou o facto de o Estado não estar a cumprir as suas responsabilidades no que respeita tanto ao fornecimento da Água e Energia, bem como à fiscalização desempenhada pelas autoridades competentes. Esta atuação, muito aquém do exigido e desejável, resulta num claro atropelo aos direitos fundamentais dos consumidores.
“Os direitos do consumidor envolvem um conjunto de medidas de defesa e proteção, (…) incluindo-se aqui o direito à qualidade de bens e serviços, à informação, ao esclarecimento, à garantia dos produtos e à proteção na relação de consumo, conforme estabelecido pela legislação”, explicou o Secretário-geral da ADECOR.
O projecto Juntos Exigimos Acesso a Água Potável e Energia para Todos, a desenrolar em 2025, leva a ADECOR a celebrar parcerias com as administrações municipais e planos diretores, visando contribuir para a resolução dos problemas dos consumidor nestes sectores.
A CONSUMARE acredita que este projecto fará a diferença na visa de todos os cidadãos e apresenta a sua solidariedade para com a ADECOR. Estamos juntos na promoção desta iniciativa!