Natal tem de rimar com planear
Natal é época de paz, alegria e celebração. Planear com tempo e informação todas as tarefas, nomeadamente as compras de presentes e alimentos, é o ingrediente secreto que a CONSUMARE recomenda a todas as famílias para que a festa não tenha dissabores.
A nossa organização quer oferecer-lhe algumas dicas para que o Natal de 2025 seja uma celebração equilibrada, quer na sua carteira, quer no desperdício.
VAMOS “FAZER” A ÁRVORE DE NATAL?
Aposte numa árvore com menor impacte ambiental, seja sintética ou original, construída com materiais reciclados, como cartão, metal ou tecido. Se escolher uma árvore verdadeira, certifique-se de que o corte é autorizado e sustentável.
DECORAR A CASA AO SEU “JEITO”
Reduzir e reutilizar podem ajudar a decoração de Natal. Reutilize os enfeites de família, são vintage e tradicionais. Dê largas à imaginação, envolva os miúdos e seja original com materiais lá de casa: cartão, tecido ou plástico. Será um Natal amigo do ambiente e da carteira.
FAZER A LISTA DE COMPRAS
Aceite este desafio: junte a família e faça atempadamente a lista de compras para o Natal. Poupará tempo e dinheiro, aproveitando promoções e comparando preços dos diferentes produtos, desde brinquedos a alimentos. Não se esqueça que os produtos de “marca branca” podem ser boas alternativas.
PRESENTES OU LEMBRANÇAS?
Nem sempre é possível oferecer presentes a todos os familiares e amigos. Experimente reduzir o número de pessoas a quem dá ofertas: todos compreenderão. Defina um valor máximo a gastar por pessoa. Considere alternativas como postais solidários ou o jogo do “amigo secreto” para gerir o orçamento.
Os direitos dos consumidores têm de ser existir em todos os momentos da nossa vida. Exija o seu cumprimento. Acompanhe as dicas da CONSUMARE para viver tranquilamente esta época!
