Conselho de Representantes da CONSUMARE já é uma realidade

Conselho Representantes

Foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária, no dia 12 de Julho de 2022, o Conselho de Representantes da CONSUMARE, após a sua instalação em 3 de maio do mesmo ano. Pretendeu-se, desde logo, aproveitar todo o potencial de expertise dos seus membros, convidados para atingir um arcabouço mais transparente e aberto à diversidade de organizações da sociedade civil.

Com base no Artigo 20.º dos Estatutos Sociais da CONSUMARE, estabeleceu-se este órgão consultivo, sob proposta da Direção aprovada pela referida Assembleia Geral, composto por 8 peritos de reconhecido mérito na área da defesa dos consumidores e com trabalho reconhecido nessa área. O mandato dos representantes tem a duração de 4 anos renováveis por mais 4.
O Conselho de Representantes da CONSUMARE, empossado formalmente a 12 de Julho, conta com os seguintes peritos: António Pedro Silva, Cláudio Considera, João Dias Antunes, Jorge Morgado, Marco António, Marilene Mariottoni e Natália Nunes.
Assembleia Geral Extraordinária, 12.julho.2022

Os objectivos traçados para este Conselho Consultivo são claros:

  • Trazer a proximidade com os países membros e população, apoiando e sugerindo ideias gestadas no bojo da sociedade e a capilaridade e porosidade territorial.
  • Estabelecer e dar suporte a parcerias importantes, sugerir, apoiar as atividades e planeamento estratégico da CONSUMARE, de forma a estreitar laços e multiplicar a sua atuação junto às entidades- membros, de forma a atingir uma sociedade mais livre, justa, reivindicativa e solidária.
  • Buscar uma trajetória histórica das entidades-membros e revelar a capacidade de se pensar em ações e tecnologias sociais inovadoras, criando formas diversas de intervenção e de envolvimento dos países membros.
  • Identificar, por meio dessas organizações diferentes visões de mundo e interesses, expressões singulares que compõem cada País, permitindo o necessário reconhecimento a diferentes perspectivas sociais e trazendo à luz aqueles tidos como invisíveis.

O Conselho de Representantes reúne duas por ano: uma para aprovação e sugestão do plano estratégico e outra para avaliação das atividades anuais, devendo o Presidente da Direção da Associação estar presente em qualquer das reuniões ou um seu representante, bem como dois terços dos associados observadores.

As reuniões são marcadas por correio electrónico ou qualquer meio de comunicação à distância com trinta dias úteis de antecedência e, em simultâneo, com a convocatória, deve ser enviada aos associados a respectiva ordem de trabalhos e a documentação necessária. Estas reuniões podem ser realizadas à distância através da utilização dos meios informáticos adequados.

Acreditamos que, a partir do estabelecimento e formalização do Conselho, haverá novos instrumentos específicos para a relação com a identificação de temas e suporte para transformações sociais mais profundas que poderão ser alcançadas, evidenciando a importância da comunhão de esforços, conhecimentos e aprendizados para o alcance mais justo e igualitário dos países membros da CONSUMARE.

Estamos Juntos!

Deixe uma resposta