Celebremos o Dia de África

Noticias

Comemora-se anualmente a 25 de maio o Dia de África. Esta efeméride foi estabelecida em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), relembrando a criação da Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, em 1963, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana, mas a celebração da data manteve-se.

Este dia é festejado não só em todos os países africanos, celebrando a enorme promessa e potencial deste continente diverso e dinâmico, mas também muitas comunidades espalhadas por todo o mundo. No Dia de África de 2022, o mundo deve unir-se em solidariedade com todos os africanos para fortalecer a segurança alimentar e colocar a nutrição ao alcance de todas as pessoas. Relembrando que este ano foi eleito pela União Africana como o ano da nutrição.

O Secretário Geral das Nações Unidas, ao assinalar esta data, referiu que se deve também intensificar os esforços mundiais “para acabar com a pandemia, reformar o sistema financeiro global, interromper as mudanças climáticas e silenciar as armas em todos os conflitos. As Nações Unidas continuarão, orgulhosamente, ao lado dos africanos enquanto trabalhamos para cumprir a promessa de uma África próspera e pacífica para todos.” Assista à mensagem integral de António Guterres.

Juntas na luta pela defesa dos direitos e interesses dos consumidores, as associações de consumidores de língua oficial portuguesa continuam a reivindicar melhores condições de vida para as populações africanas, nomeadamente nas áreas da higiene e segurança alimentar, do acesso a serviços essenciais de qualidade e da literacia financeira e digital.

Deixe um comentário