Dia Mundial da Língua Portuguesa assinala-se hoje

dossiês especiais, Membros

Proclamado em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), celebra-se a 06 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A escolha do dia está articulada com a resolução de 2009 do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre a Instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.  Esta data é celebrada em 52 países, num total de 139 eventos. Angola, Moçambique, Cabo Verde e Brasil destacam-se nas celebrações.

A presidência, de natureza rotativa, da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa pertence a Angola, que promove hoje um festival em Luanda.

João Ribeiro de Almeida, actual Presidente do Camões – Instituto da Língua e Cooperação, destaca que a língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo, enquanto língua materna, atrás do mandarim, do inglês e do espanhol. É falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou 3,7 por cento da população mundial.

Também o Secretário-geral da CPLP, Zacarias da Costa, assinala esta efeméride divulgando uma mensagem de vídeo que partilhamos com todos vós. Assista aqui.

Enquanto Organização Internacional das Associações de Consumidores de países, territórios e regiões administrativas de língua oficial portuguesa ou com acordos especiais no domínio da preservação da língua portuguesa como património histórico e cultural, a CONSUMARE tem no Português a grande ferramenta de trabalho que une todas as equipas de procuram, diariamente, apoiar e aconselhar os consumidores.

“A minha Pátria é a Língua Portuguesa”.

Deixe uma resposta