Limpar e desinfectar a casa são medidas de combate ao novo coronavírus

dossiês especiais, Membros, Noticias

Todos nós podemos ajudar a reduzir o contágio e combater o novo coronavírus. 

Com a limpeza das nossas casas, com gestos simples e com produtos ao alcance todas as famílias conseguimos aumentar o nível de segurança. (leia o artigo na íntegra)

Ao chegar a casa:

Descalce-se de imediato e deixe o calçado sempre no mesmo local, perto da entrada. Evite guardar os sapatos no mesmo sítio onde tem os chinelos que usa em casa. Todos os membros da família devem adotar esta rotina.

Mude a roupa exterior (casacos, camisolas, calças, etc.) e evite sacudir a roupa. Coloque a roupa a arejar no exterior e nunca a guarde de imediato no roupeiro ou gavetas.

Lave as mãos, seguindo as indicações das autoridades de saúde. Deve desinfetar chaves, telemóvel e tudo aquilo em que mexeu quando saiu.

Com a limpeza removemos germes e sujidade das superfícies. Não mata os germes, mas reduz o seu número e o risco de contágio da infeção.

Dentro de casa:

Adote hábitos de limpeza mais frequentes em  superfícies de contacto (por exemplo, mesas, maçanetas, puxadores, interruptores de luz, torneiras, chuveiro, sanitas).

Areje bem a casa.

Na casa de banho, use um detergente com desinfetante na composição (lixívia, peróxido de hidrogénio ou cloreto de benzalcónio, por exemplo). A aplicação torna-se mais fácil. Comece pelas torneiras, lavatórios e ralos, passando depois ao mobiliário, banheira ou duche, bidé e sanita. O chão é o último a receber o tratamento de choque, mas não pode ser esquecido. Deixe secar ao ar e ventile o espaço.

Na cozinha, comece por lavar a loiça à mão ou na máquina, usando água quente e detergente. Recomendamos limpar com água e detergente e desinfetar depois as portas dos armários e puxadores, bancadas, portas e puxadores do frigorífico e das máquinas de lavar, fogão e respetivos comandos, lava-loiça, torneira e ralo. Deixe secar ao ar e abra as janelas para ventilar o espaço.

Para mobiliário e equipamentos, use uma solução de água morna com um pouco de detergente adequado ao tipo de superfície e material. Esfregue com um pano macio e seque de imediato.

No caso de teclados, comandos, telefones e telemóveis, o ideal é confirmar nas instruções se o fabricante sugere limpar com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º. Evite partilhar a utilização de telemóveis, auscultadores ou teclados. Se não for possível, desinfete-os antes e depois de cada utilização.

Que produtos de limpeza utilizar?

Detergente e água. Esfregue bem as superfícies com água e detergente quebra a capa protetora do coronavírus. Seja bem enérgico.

Lixívia. A Direção-Geral da Saúde de Portugal recomenda uma solução diluída de lixívia (1 medida de lixívia em 49 medidas de água) para desinfetar. Use luvas e nunca misture com outras substâncias, sobretudo amoníaco. Antes de aplicar, limpe a superfície com água e detergente. Seque a superfície, aplique esta solução e aguarde, no mínimo, 10 minutos antes de enxaguar e deixar secar ao ar, assegurando que ventila bem o espaço.

Álcool isopropílico ou isopropanol. As soluções com pelo menos 70% de álcool são eficazes contra o coronavírus em superfícies rígidas. Primeiro, limpe a superfície com água e detergente e enxague. Depois use um toalhete humedecido em álcool (não diluído) e deixe-o atuar na superfície durante pelo menos 30 segundos para desinfetar.

Água oxigenada ou peróxido de hidrogénio. Esta solução é eficaz no combate do rinovírus, o vírus que provoca a constipação, dentro de 6 a 8 minutos após exposição.

Informe-se bem com o dossiê DECO Proteste.

 

 

Deixe um comentário