O NOVO CORONAVÍRUS: informe-se sobre o que é, quais são os sintomas e como se propaga?
A infeção pode apresentar-se como uma gripe comum ou uma doença mais grave, como pneumonia.
O que é o novo coronavírus?
É um novo tipo de coronavírus, designado SARS-CoV-2, pois existe outro coronavírus, identificado em 2002 e também intitulado “SARS-CoV”. O novo coronavírus pertence a uma família de vírus conhecida por afetar as pessoas, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 e causa uma síndrome respiratória aguda grave.
Desconhece-se a fonte da infeção. Este novo agente nunca tinha sido identificado em seres humanos.
O novo coronavírus é o mesmo que Covid-19?
Não. COVID-19 é o nome da doença provocada pela infeção do coronavírus SARS-CoV-2 e resulta das palavras “corona”, “vírus” e “doença”, com indicação do ano em que surgiu (2019). A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu atribuir à doença um nome que fosse fácil de reproduzir e que não indicasse nenhuma localização geográfica, um grupo de pessoas ou um animal.
Quais são os sintomas do novo coronavírus?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que os sintomas mais comuns incluem febre, cansaço e tosse seca, mas estes sintomas são mais intensos do que os de uma gripe. Algumas pessoas ficam infetadas, mas não desenvolvem quaisquer sintomas e não se sentem doentes.
Como se transmite o novo coronavírus?
A transmissão de pessoa para pessoa está confirmada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus pode espalhar-se através de gotículas expelidas pela boca ou pelo nariz, por exemplo, quando a pessoa infetada tosse ou espirra, à semelhança do que sucede com outros vírus respiratórios, como o da gripe.
As gotículas podem atingir pessoas, superfícies ou objetos. Outras pessoas podem contagiar-se através de contacto com estes objetos e superfícies contaminadas pelas gotículas se, depois de tocá-los, a pessoa levar as mãos aos olhos, ao nariz ou à boca. Outra forma de transmissão é pela inalação dessas mesmas gotículas emitidas por uma pessoa infetada.
O risco de contrair o vírus por uma pessoa sem sintomas é muito baixo. No entanto, muitas pessoas com covid-19 têm apenas sintomas ligeiros, sobretudo na fase inicial da doença. Neste caso, é possível contrair o vírus de alguém que tenha, por exemplo, apenas uma tosse ligeira e não se sinta mal.
A OMS lembra, porém, que as formas de transmissão e o período em que ela ocorre não estão ainda totalmente esclarecidas e continuam sob investigação.
Recolha mais informação aqui.