7º Aniversário da nossa Organização!

dossiês especiais, Membros

Para multiplicar o tempo, há que viver intensamente, fazendo bom uso de cada segundo. Hoje a CONSUMARE – Organização Internacional de Associações de Consumidores de Língua Portuguesa – comemora sete anos de existência (220,7 milhões de segundos) de um trabalho intenso, pautado pela construção da autonomia das suas associadas, pela inclusão e pelo respeito à diversidade.

Isso é estimulante e desafiador! Motiva-nos e dá-nos mais energia para cumprir a nossa missão!  Estamos edificando, com o apoio da Consumare e das nossas associadas, uma sociedade mais livre, justa, reivindicativa e solidária.
Desde o ano passado tivemos de nos adaptar às limitações impostas pela pandemia de coronavírus, razão pela qual fizemos nossa 1ª Webinar Internacional. Por 90 minutos, cinco oradores, oriundos de três continentes, debateram o tema “Direito do consumidor – resolução de conflitos: da tutela colectiva à individual”, com foco nas realidades dos países de língua portuguesa.
Também sob essa premissa do distanciamento social, mantivemos ao longo de 2020 contactos regulares com nossos associados por Skype e e-mail. Fizemos várias reuniões por videochamada. O Projecto Direitos dos Consumidores Migrantes, aprovado em 2019 pelo Fundo do Consumidor do Governo Português, foi adaptado para ser executado digitalmente, a distância.
Além disso, actualizamos nosso sítio na Internet, e levamos adiante iniciativas como o Dossiê Consumidores em Fronteiras e a Pandemia, com 17 podcasts gravados pela presidente de direção, 17 artigos e oito animações audiovisuais.
No final do ano, totalizamos 301 seguidores em nossa página no Facebook, e tivemos uma média de 170 interações aos posts publicados. De julho a dezembro, publicamos 47 posts no Instagram.
São somente alguns exemplos do que a CONSUMARE tem feito, ao longo dos anos, para que as nossas entidades associadas tenham um lugar de encontro, de apoio e de referência à formação, e os subsídios para a excelência do importante trabalho que vêm realizando.

Desejamos caminhar juntos e fortes nessa parceria e na construção permanente de nossa missão: promover, desenvolver, fomentar e apoiar a defesa dos direitos dos consumidores nos países, regiões e territórios que utilizam e valorizam a língua portuguesa.
Juntos somos mais fortes!

A Presidente da Direção, Maria Inês Dolci



Deixe uma resposta