Hoje comemoramos mais um aniversário da CONSUMARE: o sexto!

Membros

Estamos ainda na infância, mas muito caminho já foi percorrido, prevendo-se, por isso, um futuro promissor.

O consumidor é, numa definição mais estrita, aquele que adquire bens de consumo para si próprio ou para os outros, mas, na realidade, ele é muito mais do que isso. O consumidor deve ser um cidadão informado que no exercício dos seus direitos contribui para o desenvolvimento da sociedade.

O consumidor informado e consciente dos seus direitos e deveres, consome recursos (produtos e serviços) de maneira responsável, pensando na satisfação das suas necessidades em estreito equilíbrio com os direitos dos outros e com a sustentabilidade do mundo que o rodeia.

O consumidor informado e consciente é aquele que procura saber a procedência dos produtos que consome, que se preocupa com as relações de trabalho no ambiente de produção, com o impacto do produto em termos de poluição e desperdício, que reclama para que ele próprio e para todos os outros relações de consumo equilibradas que, numa visão mais alargada, contribuam para um mundo melhor no presente e no futuro. Porque, como diz o proverbio índio, “Não herdámos a terra dos nossos antepassados, nem a conquistámos, ela foi-nos apenas emprestada pelos nossos filhos”.

Há dois dias comemorámos pela primeira vez o dia Mundial da Língua Portuguesa, a língua que nos une, que une as associações de consumidores que integram a CONSUMARE, a língua que representa 260 milhões de consumidores em todo o mundo. A língua Portuguesa é uma língua global, merecendo um destaque especial nos movimentos para o desenvolvimento e para a paz. É uma língua de identidades, de expressão de culturas e de pontes ligando-nos ao futuro.

E nós CONSUMARE somos também tudo isso. Refletimos a nossa história comum e, conscientes daquilo que nos une e da importância que a colaboração tem no crescimento das pessoas e dos povos, construímos um futuro de que certamente nos poderemos orgulhar!

Neste ano desenvolvemos iniciativas importantes que foram partilhadas pelas nossas associações visando ideais de desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Apoiámos e promovemos a educação e a consciencialização de um consumo responsável e com direitos, através de várias iniciativas, nomeadamente das mensagens áudio denominadas “1 minuto de consumo sem fronteiras”, em que foram abordados temas que traduzem algumas das reclamações mais comuns dos nossos consumidores, reclamações essas que decorrem, muitas vezes de lacunas ou ausências de legislação e regulação, que queremos ajudar a suprir.

O aniversário da CONSUMARE é pois um dia de festa para todos os nossos associados e parceiros. E todos temos motivos para comemorar.
Saudemos mais este aniversário e saibamos construir com empenho o dia-a-dia do futuro!

A todos os associados os meus parabéns!

Maria João Mendes

Presidente da Direção

Deixe um comentário