Cimeira entre Portugal e Cabo Verde

Noticias

Cimeira entre Portugal e Cabo Verde inclui acordos que “consubstanciam cooperação bilateral”.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Ulisses Correia Silva, e António Costa presidem, no próximo sábado em Lisboa, à V Cimeira Portugal–Cabo Verde na qual serão assinados 12 acordos bilaterais, que consubstanciam e promovem uma maior eficácia de resultados desta cooperação bilateral” entre os dois países.

Elementos dos dois Governos vão também assinar um protocolo para a cooperação técnica entre os Ministérios das Finanças que visa o desenvolvimento de programas e projetos para a qualificação da Administração Pública de Cabo Verde.

Na área da justiça e das forças de segurança será assinado um instrumento de cooperação técnico-policial de Portugal para Cabo Verde, a realizar já este ano, e um programa de cooperação no domínio da justiça, que se prevê seja desenvolvido também este ano.

Outras questões relevantes farão parte da cimeira, nomeadamente a parceria Cabo Verde-União Europeia, as relações Europa-África, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), atualmente presidida por Cabo Verde e a segurança marítima no Golfo da Guiné.

in RDP África

11.04.2019

Leia e oiça a notícia completa aqui.

Deixe um comentário