Dia do Consumidor celebrado em crise mundial

Membros, Noticias

Comemora-se amanhã, dia 15 de Março, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com as organizações de defesa do consumidor preocupadas com as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos. Num mundo em mudança, e sobretudo em crise, a CONSUMARE pretende incentivar o debate público sobre as difíceis condições de vida dos consumidores e apoiar as actividades dos seus membros na promoção do bem-estar social e económico das famílias. Este é um Dia do Consumidor celebrado em crise mundial!

Todos somos consumidores” afirmou John Kennedy, a 15 de Março 1962, num discurso que se tornou paradigmático da defesa do consumidor. Homenageando este primeiro reconhecimento público dos nossos direitos, 15 de março foi decretado dia mundial dos direitos do consumidor.

Passados 61 anos do discurso de Kennedy, a realidade do consumo mundial é completamente diversa. Hoje, o acto de consumo é muito complexo do que comprar um bem ou contratar um serviço. O consumidor vive relações de consumo que carecem de literacia específica e detalha. Daí ser prioritário para a nossa organização a promoção da sustentabilidade das famílias e de estratégias que previnam o sobre-endividamento. A informação e capacitação dos consumidores sobre como construir (e usar) o orçamento doméstico e, assim, desenvolver uma boa gestão financeira são caminhos que as associações devem percorrer lado-a-lado com os as populações. E não só no dia do consumidor, terá de ser a nossa aposta diária.

É, também, urgente que se capacite quem está no terreno da intervenção social a apoiar e encaminhar os consumidores que necessitem de orientação ou informação. Só com ações articuladas e coordenadas entre os diversos intervenientes nas áreas de defesa, proteção e capacitação do cidadão se conseguirá sobreviver à crise mundial.

Na proteção financeira prestada aos cidadãos, sobretudo aos mais vulneráveis, destacam-se as iniciativas, campanhas e projectos desenvolvidos pela ADECO – Associação de Defesa do Consumidor de Cabo Verde e pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Embora sem gabinete próprio ou campanhas formais, as restantes associações têm trabalhado, também, nesta área. Neste Dia do Consumidor celebrado em crise mundial, vamos lutar pelo respeito e cumprimento dos direitos e interesses de todos os consumidores.

Feliz Dia Mundial dos Direitos do Consumidor!

Deixe um comentário