
Assinala-se o Dia Internacional da Língua Materna
Celebra-se hoje, 21 de fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materna. Esta efeméride foi proclamada pela UNESCO em 1999 e reconhecida formalmente, nesse mesmo ano, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para além de assinalar o Dia Internacional da Língua Materna, comemoramos em 2025, o seu 25º aniversário, reafirmando -se a importância da diversidade linguística e do multilinguismo na promoção da dignidade, da paz e da compreensão.
Esta celebração marca décadas de esforço para preservar as línguas maternas, salvaguardar o património cultural e melhorar a educação. O evento deste ano “As línguas importam”, na celebração do Jubileu de Prata do Dia Internacional da Língua Materna sublinhará a urgência de acelerar o progresso na Diversidade linguística para construir um mundo mais inclusivo e sustentável até 2030.
“”A UNESCO apela à comunidade internacional como um todo para que promova o multilinguismo, fazendo da riqueza e diversidade do património linguístico um instrumento de paz duradoura.” – afirmou a Diretora Geral UNESCO, Audrey Azoulay.
A UNESCO apoia também a Década Internacional das Línguas Indígenas, enfatizando o papel das línguas na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É no âmbito do seu mandato para a paz que a UNESCO trabalha para preservar as diferenças de culturas e línguas que promovem a tolerância e o respeito pelos outros.
Ora, é precisamente a língua que nos une na CONSUMARE. O português está sempre presente nas nossas actividades de defesa dos direitos e interesse dos consumidores, na preservação da nossa identidade e no respeito pela cidadania.
Estamos juntos!