Dia Internacional do Idoso

Noticias

Comemora-se hoje o Dia Internacional do Idoso.

Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Portugal é um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e a média de idades dos cidadãos que procuram, a nível nacional, os nossos serviços (de apoio jurídico, sobretudo) é superior a 56 anos.

Conflitos de consumo como os decorrentes das chamadas vendas agressivas atingem maioritariamente esta população. Só no 1º semestre deste ano, mais de 1.700 consumidores já recorreram aos serviços da DECO com reclamações desta natureza.

Assim, reforçar a informação e a formação dos consumidores séniores, possibilitando-lhes o acesso a produtos e serviços em condições de equidade com a restante população é o propósito urgente da DECO.

Promovendo a campanha “Sénior +Ativo: consumidor informado/ consumidor prevenido, com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, pretende-se contribuir para um envelhecimento ativo, saudável e combater as desigualdades sociais enfrentadas por estes cidadãos, que, capacitados com competências que lhes permita conhecer os seus direitos, poderão exercer com confiança a sua cidadania, fazendo escolhas informadas e seguras.

Serão realizados workshops, sobre vários temas, desde práticas enganosas e agressivas – alerta e prevenção até dicas sobre bem-estar e alimentação, passando por saber comprar: conselhos e cuidados a ter nas compras e banca: cuidados e benefícios para seniores, a DECO procurará, já nos meses de Outubro e Novembro, responder aos problemas que estes cidadãos enfrentam diariamente, prevenindo conflitos de consumo e fortalecendo a sua afirmação enquanto consumidores.

Saiba mais em: sénior +ativo