A CONSUMARE celebra o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – 2016

Noticias

A CONSUMARE – Organização Internacional de Associações de Consumidores de Língua Portuguesa, celebra no 15 de Março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o sucesso do último ano de trabalho e o crescimento de cada Associação membro.

É com muito entusiasmo que a CONSUMARE celebra o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A nossa Organização desenvolveu no ano passado uma diversidade de ações que procuraram promover a divulgação e crescimento da CONSUMARE. Sedimentámos contactos e construímos ferramentas de suporte para apresentações e candidaturas.

Alcançou-se o Estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, passo decisivo para o futuro das nossas ações. O delinear de um novo caminho, com um inquérito realizado a todos os membros da CONSUMARE, permitiu o diagnóstico de capacidades e necessidades, que se tornou ferramenta essencial para a prossecução dos nossos principais objetivos.

Iniciámos um ciclo de sessões de formação E-Learning, com vários temas de matéria de defesa do consumidor (tendo já realizado 9 sessões), contribuindo não só para um aprofundamento de conhecimentos, mas também para uma maior aproximação das diferentes realidades de todos os associados.

Neste dia alguns dos membros da CONSUMARE celebram os direitos do consumidor de forma especial.

A ProConsumers – Associação para o Estudo e Defesa do Consumidor, de Moçambique lança o seu site institucional.

A ADECO – Associação Para a Defesa do Consumidor de Cabo Verde terá spots de rádio e anúncios na televisão com o tema: “Os Direitos do Consumidor para uma Alimentação Saudável”- “Antibióticos Fora do Menu“. Organiza também uma cerimónia em parceria com o Ministério da Saúde com palestras, momentos culturais e atividades desportivas.

A FAAC – Federação Angolana de Associações de Consumidores, realiza também atividade e ações sobre este tema, com a colaboração da UCAS – União dos Consumidores para uma Alimentação Saudável, membro associado da FAAC, integrando um programa educativo nas escolas sob o título “O Sabor do Saber”.

Com a nossa missão bem presente na promoção, desenvolvimento, fomento e apoio à defesa dos direitos dos consumidores continuamos a acreditar na importância do trabalho da nossa CONSUMARE.

Apelamos às instituições públicas que em cada país e região têm competências atribuídas nesta área, para colaborar e apoiar o movimento associativo potenciando o esforço e a militância da sociedade da sociedade civil na defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.

 

 

14.03.2016

A Direção