Mensagem do Presidente da CONSUMARE para o novo ano

Noticias

Mensagem de Ano Novo do Presidente da CONSUMARE

 


 

Transcrição da mensagem:

“Caros Associados,

Caros Colegas,

Caros Amigos,

 

Neste novo ano de 2016 quero desejar-vos as maiores felicidades e os maiores êxitos quer em termos pessoais quer como dirigentes das associações de consumidores dos vossos países.

Faço votos para que concretizem muitos projetos e que a visibilidade e a influência das vossas Associações a nível nacional cresça, porque sendo notória poderão influenciar por um lado o poder político, para que faça leis mais respeitadoras e mais protetoras dos interesses dos consumidores e por outro lado atuarão sobre o comportamento das empresas. E essas empresas pressionadas pelos consumidores e pressionadas pela opinião pública, certamente serão mais respeitadoras dos interesses e dos legítimos direitos dos consumidores.

 

Mas neste novo ano quero estender estes votos não só para o desempenho das nossas associações a nível nacional, mas também para a cooperação internacional. Nós sabemos que os atos de consumo se situam numa frente mais ampla e esses atos de consumo tem de ser defendidos não só através de atos individuais, pautados pelas nossas associações em termos nacionais, mas também numa cooperação internacional. É através dessa cooperação internacional que nós poderemos fortalecer cada um dos nossos atos individuais e dar uma verdadeira dinâmica internacional à defesa do consumidor.

 

Nós sabemos hoje que temos pela frente cada vez mais multinacionais e cada vez menos um parceiro a quem possamos exigir de uma forma próxima os nossos direitos. A cooperação internacional é portanto fundamental para conseguirmos que os legítimos interesses e os legítimos direitos dos consumidores sejam defendidos e respeitados.

 

A criação da CONSUMARE, da nossa Organização Internacional de Defesa do Consumidor, vem nesse objetivo. Temos para o próximo ano, e são esses os votos que faço, de cerrar a nossa cooperação, de cooperar de uma forma mais estreita, para que a força dos consumidores do nosso país seja potenciada numa versão mais internacional para que haja a cooperação necessária para exigir os nossos direitos em cada um dos países, mas também nesta comunidade lusófona em que vivemos e onde partilhamos uma língua comum.

 

Língua essa que nos facilita o contacto, nos facilita a partilha e que nos facilitará, certamente, a cooperação e o trabalho que temos de realizar no próximo ano no seio da CONSUMARE.

 

Temos muitos projetos em carteira, temos muitas ações a serem realizadas já, precisamos muito da vossa cooperação, da vossa participação e da divulgação destas ações nos vossos países. Só assim conseguimos que uma ação centralizada se possa traduzir numa maré de pressão sobre o poder político e o poder económico nas nossas comunidades.

 

Contamos convosco, queremos certamente estar mais perto uns dos outros, vamos aproveitar os meios de comunicação que dispomos para aproximar as distâncias e vamos certamente olhar para trás e verificar que a criação da CONSUMARE foi um momento importante de crescimento das nossas associações e da qualidade de vida nos nossos países.

Também em termos individuais desejo a todos e às vossas famílias um bom ano, com mais saúde, com mais felicidade e com o futuro mais risonho, mais próspero e com luzes no fundo deste túnel que nós encontramos difíceis, mas certamente será mais fácil se o fizermos caminhando de braço dado com o futuro.”

 

O Presidente da Direção

Jorge Morgado