O Feitiço do Preço: Quando menos é mais
Caro Consumidor, você não está sozinho nessa observação! A reduflação é uma técnica comercial cada vez mais praticada e é importante que o consumidor entenda como ela funciona e o respeito que a empresa deve a você.
O que é Reduflação?
A palavra pode parecer estranha, mas o significado é simples: redução + inflação. A reduflação ocorre quando a quantidade do produto diminui, mas o preço permanece o mesmo.
Por que Isso Acontece?
- Custos em Ebulição: a economia global enfrenta aumento nos custos das matérias-primas, atrasos na cadeia de abastecimento e salários mais altos dos trabalhadores. As empresas buscam manter os preços estáveis, mesmo reduzindo o tamanho dos produtos.
O Direito do Consumidor
- Transparência: em regra não há regra para a reduflação. No entanto, a empresa deve avisar na embalagem sobre a diminuição do volume ou peso. Você em direito de buscar reembolso do valor pago a mais.
- Escolha Consciente: Fique atento às embalagens e compare os produtos. Se se sentir enganado, reclame ou peça ajuda a órgãos de defesa do consumidor.
Lembre-se: você tem direitos. A reduflação não deve ser uma armadilha para o seu bolso. Exija transparência e faça escolhas informadas. Considere alternativas. Às vezes, outras marcas mantêm o tamanho original!
Assista ao vídeo sobre este tema e acompanhe ao longo deste mês do Consumidor o ciclo de vídeos sobre consumo.