ProConsumers realiza conferência sobre alimentação

Membros, Noticias
Nos próximos dias 3 e 4 de Outubro, a ProConsumers, Associação Para o Estudo e Defesa do Consumidor, realiza Conferência sobre “Boas Práticas Agrícolas de Produção, Comercialização e Consumo de Frutas e Vegetais Seguros” para avaliar o processo de produção, distribuição e consumo de frutas e vegetais seguros, bem como as boas práticas em toda cadeia de valor no país.   

O evento, financiado pela Australian Development Agency (ADA), incorporará várias actividades de entre elas: Palestras, Feira Agrícola, Feira gastronómica e Maratona de saúde.  

Na referida Conferência, decorrerá será apresentada a Campanha da ProConsumers sobre Promoção de Produção e Consumo de Frutas e Vegetais 2023-2027. Esta campanha será desenvolvida em prol da saúde e bem estar dos consumidores, bem como do progresso da agricultura e comercialização de frutas e vegetais em Moçambique. Com esta iniciativa, a ProConsumers pretende contribuir para o cumprimento das resoluções previstas no CODEX ALIMENTARIUS da FAO e OMS. Estas resoluções definem a contaminação como sendo a introdução ou presença de contaminantes nos alimentos ou no meio alimentar envolvente e alarga este grave problema à deficiência na disponibilização e acesso de uma proteína alimentar segura e saudável para o consumidor.  

Serão, ainda, debatidos na conferência temas relacionados com a fitossanidade de frutas e vegetais, sendo certo que o reconhecimento de que o alimento seguro, a segurança alimentar, nutrição e a saúde são direitos inalienáveis de todo o cidadão, como expresso na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS: “para que haja saúde é fundamental que os alimentos sejam produzidos em quantidade e qualidade apropriadas ao equilíbrio orgânico”.   

Constitui objetivo principal garantir alimentos seguros com efeito multiplicador em toda a cadeia de valores de frutas e vegetais. Promover a consciência sobre a qualidade e os benefícios nutricionais desses alimentos e, incentivar o consumo entre a população moçambicana para melhorar a saúde dos cidadãos no geral.  

Sua Excelência FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da República de Moçambique, em OFÍCIO de 2 de Agosto de 2023, enalteceu e far-se-á representar no referido evento, por Sua Excelência Silvino Augusto José Moreno, Ministro da Indústria e Comércio.  

Informe-se junto da ProConsumers e participe na conferência.

Deixe um comentário