Sessão de Abertura do Seminário Internacional

Noticias

Teve lugar em Lisboa, durante a manhã do dia 6 de Maio, no quadro da constituição da CONSUMARE, a sessão de abertura do Seminário Internacional sobre os Direitos dos Consumidores na CPLP.

Ana Paula Laborinho, Presidente do Instituto Camões que acolheu na sua sede esta iniciativa, deu as boas-vindas a uma audiência nutrida pelas principais associações de defesa dos consumidores do mundo lusófono.

O potencial de colaboração da CPLP deu o tom à intervenção de Vasco Colaço, Presidente da DECO, que destacou os benefícios de alargar, através da CONSUMARE, a integração dos países lusófonos, à esfera da defesa dos direitos do consumidor. Pondo à disposição das suas congéneres lusófonas a bagagem de 40 anos de experiência da associação portuguesa, o Presidente da DECO louvou a criação deste novo espaço de partilha, cooperação e aprendizagem.

A língua portuguesa é, de resto, o fundamento de um vínculo histórico que agora une as associações de defesa do consumidor em torno do património comum de 255 milhões de falantes nativos de 8 países de língua oficial portuguesa. Os frutos dessa convivência multisecular foram o mote para a intervenção de Leonardo Mathias, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, que sublinhou o crescente interesse económico na CPLP, corporizado pelo número e diversidade dos pedidos de adesão a este organismo, ao qual o Japão é o mais recente candidato.

Também o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, marcou presença na sessão de abertura do Seminário da CONSUMARE com uma mensagem de sintonia dedicada aos representantes das associações de consumidores presentes, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, e S. Tomé Príncipe. O governante português lembrou que a lusofonia é, com o eixo transatlântico e a integração europeia, um dos três pilares essenciais da política externa portuguesa, política essa que a CONSUMARE vem agora trazer mais longe.

1 (5) 1 (4) 1 (3) 1 (2)