Vivam os Direitos do Consumidor!

Membros, Noticias

Dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

Este é o 5º ano que estamos juntos no projecto CONSUMARE, procurando vencer a distância geográfica, lutando pelo respeito e concretização dos direitos e interesses dos consumidores que falam português! Temos por missão proclamar que todos temos um Direito e um Dever: “Associar-se e Apoiar o Movimento Associativo de Consumidores.”

A comemoração desta data resulta do primeiro reconhecimento público dos direitos fundamentais do consumidor no discurso do Presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, ao Congresso em 15 de março de 1962. Kennedy afirmou que todos somos consumidores e que, apesar de os consumidores constituírem um grupo económico muito importante, a sua voz era frequentemente ignorada pelo facto de não estar (então) organizado.

Em 1983 a data foi oficializada e mundialmente comemorada, tendo depois a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotado os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas dando assim, legitimidade e reconhecimento internacional para essa data.

Para nós, organizações de consumidores, esta data é uma verdadeira oportunidade para promover os direitos básicos dos consumidores de todo o mundo, que devem exigir respeito pelos seus direitos e protestar contra as injustiças que sofrem social e economicamente diariamente e em várias zonas do globo. É o dia por excelência para mobilizar os cidadãos em torno da importância do seu papel.

As organizações de consumidores, independentemente da sua estrutura ou dimensão, expõem publicamente o seu trabalho e as reivindicações neste dia para que a mensagem de defesa dos direitos dos maiores frágeis elos da cadeia económica chegue a todos. Todos os membros da CONSUMARE estão a empreender actividades nacionais para promover os direitos dos consumidores.

Votos de muitos sucessos para todas as associações que cuidam dos direitos dos cidadãos da zona CONSUMARE!

 

Deixe um comentário