CONSUMARE COMPLETA 9 ANOS

dossiês especiais

Criada oficialmente em 2014, a CONSUMARE – Organização Internacional de Associações de Consumidores de Língua Portuguesa – completa hoje 9 anos. Há quase uma década que a CONSUMARE procura promover, desenvolver, fomentar e apoiar a defesa dos direitos dos consumidores que se expressam em português. Apoiar os seus membros e trabalhar diretamente com estes, promovendo as suas actividades e capacitando as suas equipas, tem sido a missão diária da nossa Organização.

Somos uma organização de direito privado, de âmbito internacional, sem fins lucrativos, com estatutos e órgãos sociais, que conseguiu incluir associações de todos os território de língua oficial portuguesa. Embora, a associação timorenses de defesa do consumidor – TANE Konsumidor, estabelecida em 2018, não faça parte do grupo de fundadores, é hoje membro pleno da organização, completando-se assim os 5 continentes em que se usa a língua portuguesa.

Também o número de organizações com estatuto de observador alargou. Em 2020, a associação angola de defesa do consumidor – ADECOR – ingressou na CONSUMARE. Assim, a CONSUMARE reúne hoje 9 associações de consumidores no seu grupo de membros.

A presidente da direção, Maria Inês Dolci, afirma que esta “é uma data que nos enche de muito orgulho e gratidão por todos os que nos apoiam nesta missão de defender os direitos dos consumidores nos países de língua portuguesa”. Na sua mensagem de parabéns, Maria Inês Dolci, partindo de uma citação do escritor moçambicano Mia Couto sobre a nossa língua, afirma que a Consumare quer unir os povos lusófonos, nas suas diversidades e culturas, apoiando-os na resolução dos seus problemas.

Assista à mensagem integral de Maria Inês Dolci.

Sempre juntos!

Deixe um comentário