Celebrar a Língua Portuguesa nos 5 continentes

dossiês especiais, Noticias

Comemora-se a 5 de Maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Esta efeméride foi estabelecida oficialmente em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para celebrar a Língua Portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar esta data como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

A língua portuguesa é, não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, com uma forte extensão geográfica e que, acreditamos, une povos e comunidades dos 5 continentes.    

Este ano, 2023, a CPLP – organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm o português como um dos fundamentos da sua identidade específica – organiza, para celebrar a Língua Portuguesa, um ciclo de debates subordinado ao lema “Realidades, Desafios e Oportunidades no Espaço da Língua Portuguesa: Literacia, Ciência, Cultura e Economia”. Este evento iniciou dia 2 e decorre até, sexta feira, dia 5. Mais informação disponível em CPLP.

Por seu lado, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua publicou no seu sítio na internet um texto comemorativo da efeméride, referindo que esta é uma oportunidade de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

“Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa”, in Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. 

Enquanto Organização Internacional das Associações de Consumidores de países, territórios e regiões administrativas de língua oficial portuguesa ou com acordos especiais no domínio da preservação da língua portuguesa como património histórico e cultural, a CONSUMARE tem no Português a grande ferramenta de trabalho que une todas as equipas de procuram, diariamente, apoiar e aconselhar os consumidores.

“A minha Pátria é a Língua Portuguesa”.

Deixe um comentário