Dia Mundial da Terra – temos de cuidar do planeta!

dossiês especiais

Comemora-se a 22 de abril, desde 1970, o Dia Mundial da Terra. Esta é uma oportunidade para manifestar publicamente a urgência de se preservar o ambiente e a sustentabilidade do nosso planeta.

Esta efeméride é celebrada internacionalmente com a realização de milhares de eventos em prol do ambiente, desde a plantação de árvores até manifestações juvenis, pretendendo sempre alertar os cidadãos para a urgência deste tema.

A pandemia que nos assola desde finais de 2019 é a prova dramática de um futuro quase inevitável e os factos sobre as alterações climáticas do nosso Planeta são também inegáveis. Investigadores e associações ambientalistas e de consumidores alertam para o perigo e consequências da má preservação da Terra. Referimo-nos ao aumento da temperatura global da Terra; à extinção de espécies animais; ao aumento do nível dos oceanos; à escassez de água potável; ao maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.

Cabe a todos nós, consumidores, a missão de proteger a Terra, alterando comportamentos e mudando as mentalidades. Precisamos de apostar no repensar do consumo, na compra de bens essenciais e a produtores locais. Temos de reparar e não deitar fora e comprar novos bens. É importante reutilizar e reciclar, apostar na economia circular e na troca.

Meta: diminuir a nossa pegada ecológica. Se não fizermos precisaremos de 2 Terras e meia!

Deixe uma resposta