MANIFESTO REFIL: pela disponibilização de produtos de limpeza e de higiene pessoal a granel

Noticias

#Sustentabilidade

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra, a DECO juntou-se a diversas associações ambientalistas e de cidadania ANP|WWF, Sciaena, ZERO e Linked.Green – para lançar o manifesto REFIL que tem como objetivo desafiar os retalhistas que atuam em Portugal a disponibilizarem produtos de limpeza e higiene pessoal a granel, permitindo a reutilização das embalagens através de reenchimento em loja.

Em Portugal já está previsto o comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis e de produtos a granel, mas os consumidores ainda não beneficiam de um mercado que lhes permita adquirir, nestes moldes, produtos de limpeza e higiene pessoal, forçando-os a optar por novas embalagens e aumentando, assim, a sua produção de resíduos, colocando em causa as metas portuguesas da sustentabilidade.

Embora este Manifesto, em formato de petição pública, decorra em Portugal, a CONSUMARE defende que o envolvimento dos consumidores na proteção do Planeta é urgente. Repensar o consumo e reutilizar os produtos são príncipios fundamentais para a preservação do ambiente e o equilibrio orçamental de todas as famílias.

Lançamos o repto às organizações membro da CONSUMARE: hoje, pelas 21 horas de Portugal, assista ao Live que transmitiremos no Facebook DECO Associação sobre este manifesto e sobre o consumo sustentável.

Juntem-se a nós e exijam o vosso direito a reduzir!

Deixe um comentário